Pular para o conteúdo principal

"Homem-Aranha: De Volta ao Lar" (Crítica)

Imagem relacionada
http://canaldogordo.com.br

O título do filme já diz tudo. Como os filmes anteriores do herói ocorreram há pouco tempo, subintende que todos conhecem a sua história e que não se precisa falar sobre sua origem mais uma vez. 

Assim sendo a Marvel já começa bem o longa, revelando como Adrian Toomes, interpretado por nada mais nada menos que Michael Keaton, se tornou o vilão Abutre. E o mais interessante que além do vilão ser interpretado por uma estrela de Hollywood, os motivos que movem a jornada do personagem ao mal conseguem criar uma identificação entre vilão e público (algo bastante pedido aos filmes da Marvel). Junto com ele, outros vilões clássicos do Homem-Aranha também surgem como Shocker, Escorpião e Construtor, que juntos trabalham com o recolhimento de sucatas dos Chitauri, raça que destruiu Manhattan no primeiro filme dos Vingadores, de 2012.

O filme começa com o ponto de vista de Peter Parker (Tom Holland), nosso Homem-Aranha, na batalha de Berlin, durante o filme anterior da Marvel, Capitão América: Guerra Civil. Para apimentar mais ainda o filme com um bom tempero, temos bastante referências das HQs e do cinema em geral. Nesse contexto, Peter precisa provar a Tony Stark (Robert Downey Jr.) de que está apto a participar da nova jornada dos Vingadores.

Ao contrário dos outros filmes, algo muito pedido pelos fãs do herói é mostrado no longa: a vida escolar de Peter Parker, e seus problemas da adolescência em meio à divisão de sua atenção entre as aulas e a vida de super-herói, combatendo além do crime do dia a dia, tentando acabar com o novo vilão que amedronta a cidade. Tudo isso somado a incrível imaturidade, algo bastante característico da juventude.

Para quem já foi um garoto na adolescência, muitos dilemas criarão uma identificação. Principalmente na questão da divisão entre o primeiro amor, Liz Allan (Laura Harrier) e as responsabilidades. Isso transforma muito o personagem em alguém “gente como a gente”

Com cenas de bastante bom-humor e uma dose na medida certa de ação no confronto “Abutre vs Aranha”, o filme não quer ser um grandioso ganhador do Oscar, mas sim um filme pipoca que quer te divertir.

Só para encerrar é bom deixar claro que muitas revelações do filme e sobre o futuro do heroi no contexto dos Vingadores são contadas, e que não disse aqui para não estragar a surpresa.

Vale a pena assistir.


Classificação: Bom (4 de 5 estrelas)

Comentários