Pular para o conteúdo principal

O Peso do Talento (Crítica)

updateordie.com


Tentar vender um filme com a proposta de vermos Nicolas Cage interpretando ele próprio, por si só, não é algo novo. Vindo de atuações no automático, ele coleciona produções abaixo da crítica, oferecendo várias versões de si mesmo para inúmeras abordagens.

Porém, o que acabou se tornando piada, agora, faz parte da narrativa. Em “O Peso do Talento”, seu mais novo filme, Cage interpreta uma versão de si próprio. No filme, ele vive Nic Cage, um astro de Hollywood, famoso por filmes de ação, dentre eles “Con Air” e “A Outra Face”, e que agora amarga a pior fase da carreira, colecionando projetos fracassados.

Embora haja muita semelhança entre o Cage real e o fictício, não se trata da mesma persona, completamente. Ainda que se tenha inúmeras referências clássicas a filmografia do ator. O personagem, nele próprio, é fictício.

No filme, Nicolas Cage é um pai ausente, que está prestes a se divorciar de sua esposa (Sharon Horgan), e não consegue criar uma mínima conexão com a filha adolescente (Lily Mo Sheen). Ou seja, Cage passa por grandes dificuldades, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Porém, no meio disso, o ator acaba recebendo um trabalho diferente, de seu agente, aqui interpretado por Neil Patrick Harris. Cage ganhará 1 milhão de dólares, se, simplesmente, fizer presença na festa de aniversário de um milionário espanhol, que é fã do ator.

Apesar de parecer simples, tudo complica quando o aniversariante, em questão, é Javi (Pedro Pascal), chefe de uma das maiores organizações de tráfico de drogas, do continente. Nesse momento, a CIA aborda Cage, exigindo sua colaboração para espionar o criminoso, em questão.

O Peso do Talento”, de início, parece ser apenas uma esquete simples, que não terá folego para se sustentar. Porém, o diretor Tom Gormican não cai na armadilha, e aposta numa divertida homenagem a carreira de Cage. Aqui, não somos convidados a, apenas, rir do ator, mas a rir COM ele.

Nisso, a figura do espectador é, maravilhosamente, colocada na visão do personagem de Pascal. Roubando o filme para si, em alguns momentos, ele encarna, maravilhosamente, o papel do fã de Cage, nos relembrando bons trabalhos da carreira do astro.

E esse belo exercício de metalinguagem e de rir de si mesmo, que catapulta o longa. A história, em si, é batida e não foge dos clichês de um filme de ação, onde o nosso Nicolas Cage (o protagonista, não o ator) precisa salvar sua família, que acaba ganhando um plot na trama.

O Peso do Talento” não inova, e o próprio filme sabe disso. O que vale mesmo é a diversão proporcionada, aliada ao carisma do protagonista. Isso já basta para justificar tal projeto. Nem que seja apenas para criarmos, ainda mais, simpatia com Nicolas Cage. Por isso, já vale a aventura.


Nota: ⭐⭐⭐⭐ (Ótimo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arremessando Alto (Netflix) – Crítica

cinepop.com.br Embora tenha sucesso, de público diga se passagem, nas comédias, o ator Adam Sandler já não causa mais surpresa quando aposta em projetos mais dramáticos. Aliás, essas escolhas, geralmente, são acertadas. Ele já trabalhou com diretores do alto gabarito, como Paul Thomas Anderson ( “Embriagado de Amor” ), os Irmãos Safdie ( “Joias Brutas” ), Noah Baumbach ( “Os Meyerowitz” ), Jason Reitman ( “Homens, Mulheres e Filhos” ). Todos esses exemplos, longe da sua produtora, Happy Madison . Apesar da desconfiança, “Arremessando Alto” pode ser a exceção que confirma a regra, de que Sandler “não dá certo” produzindo e atuando, ao mesmo tempo. O filme, recém-lançado, na Netflix, traz um Adam Sandler mais próximo do real, já que o ator é um fã confesso de basquete. “Arremessando Alto” é dirigido por Jeremiah Zagar ( “We The Animals” ), e traz Sandler na pele de Stanley Surgerman, um olheiro do Philadelphia 76ers, tradicional clube da NBA, a principal Liga de Basquete Am

Continência ao Amor (Netflix) – Crítica

tecmundo.com.br “ Continência ao Amor” , sem dúvida, pelo menos, em termos de popularidade, é um dos maiores sucessos da Netflix, no ano. Liderando por semanas, em visualizações, o filme é do gênero romance, e apela para tropes básicos como: um casal formado por opostos, inicialmente precisando fingir um relacionamento, porém desenvolvendo maiores sentimentos. A direção é comandada por Elizabeth Allen Rosenbaum, experiente em produções focadas no público jovem. Aqui, ela, pela primeira vez, tenta trazer uma obra, um pouco, mais dramática, enquanto equilibra uma série de clichês. Embora tenha até êxito nisso, a primeiro momento, os desdobramentos, desse aspecto mais sério, não acompanham a narrativa. Na trama, em si, conhecemos Cassie (Sofia Carson), uma jovem latina e liberal, que encontra Luke (Nicholas Galitzine), um rapaz militar e conservador, que possui uma relação distante com seu pai. No sentido de apresentação de seus personagens, até que o filme funciona. O bás

Ghostbusters: Mais Além (Crítica)

cinepop.com.br Mais do que fantasmas, os cinéfilos tinham medo eram das continuações de “Caça-Fantasmas” (1984), que no filme original era estrelado por Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Erine Hudson, com direção de Ivan Retiman.   Depois de tantas decepções, em suas sequências, será que precisaríamos de mais uma? A Sony acreditava que sim, e lançou “Ghostbusters: Mais Além” , que tenta homenagear o original, mas também seguir em frente, como o possível início de novas aventuras.   Na trama da vez, iniciamos com uma mãe viúva e seus dois filhos sendo obrigados a se mudarem, para uma casa isolada, no interior. Localizada na fazenda do avô das crianças, se descobre que o local possui uma ligação com o Universo dos Caças-Fantasmas.   A direção de “Ghostbusters: Mais Além” fica a cargo de Jason Reitman, filho do diretor dos originais, que recebe a incumbência de retomar a franquia do pai. Embora pareça apenas uma escolha pelo parentesco, é importante ressaltar que ele vem de traba